Com um crescimento anual expressivo no mercado nacional,
este modelo de negócio vem se tornando ano após ano uma das opções preferidas
do brasileiro na hora de empreender, mas surge uma dúvida comum a muitos novos
empresários, o que é franchising? Este
artigo tem como finalidade explicar um pouquinho mais sobre este mercado de
negócio tão difundido no mundo.
A história
por traz da palavra.
Franchising é uma palavra americana que em português
significa franquia, a palavra, que na verdade teve sua origem na frança
(franchise) era utilizada no sentido de conceder a um individuo um privilégio
ou autorização para o que quer que fosse.
O primeiro esboço deste modelo de negócios nos remete à
época do feudalismo europeu da Idade Média, onde as terras eram divididas entre
Igreja e nobreza.
Com essas divisões alguns dos nobres recebiam a permissão
para que fosse cobrados impostos dos camponeses que em suas terras viviam,
sendo necessário repassar a arrecadação ao clero e ficando com uma parte
percentual desta arrecadação.
A partir daí o modelo evolui para o desenvolvimento além
nobreza com o surgimento das cidades, neste contexto histórico, as cidades
consideradas “francas” possuíam a autorização em usar em seu proveito um
privilégio que de costume seria concedido apenas ao Soberano local ou dono das
terras.
Na maioria dos casos, as cidades francas eram notórias por
se tratarem de cidade onde era oferecido o livre comércio, ou seja, as pessoas
não precisam de autorização para transitar por entre elas ou comercializar
produtos, assim sendo, o verbo franquear denominou-se como “conceder um privilégio
ou autorização mediante a concessão de uma serventia, ou seja, na frança
medieval, os Soberanos donos das terras concediam a algumas pessoas de seu
povoado “Lettres de franchise” (cartas de franquia), em troca de uma quantia
específica em dinheiro, e assim, concediam os direitos a ter a liberdade para
transitar e comercializar seus produtos e serviços. Este vínculo comercial
entre soberano e comerciante deu origem a outra palavra francesa conhecida no
mundo das franquias, os “royalties” (de real, relativos a reis e soberanos).
Onde Surgiu
Os primeiros modelos de franquias, da maneira como
conhecemos hoje, de que temos registro surgiram nos Estados Unidos, por volta
de 1860 a fabricante de máquinas de costurar, Singer Sewing Company, fundada
por Isaac Singer e Edward C. Clark, começou a conceder aos comerciantes locais
independentes os direitos de uso de sua marca na comercialização da sua linha
de equipamentos.
Dado ao enorme sucesso para a época na disseminação das
máquinas Singer pelo país, algumas outras empresas começaram a seguir a idéia
da Singer Sewing Company a fim de expandir seus territórios ocupando maiores
mercados e aumentando negócios, dentre elas destacam-se a General Motors,
fabricante de automóveis e a Coca-Cola, de refrigerantes.
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Isaac Singer |
A estratégia da General Motors em aderir ao plano de
franquias consistia em expandir a sua rede e automóveis e distribuir as
revendas. Já a Coca-Cola visou aumentar a produção nos mais variados locais,
facilitando assim o engarrafamento e diminuindo custos com distribuição
adotando o serviço a ser realizado por terceiros.
Muitas outras empresas na época pós segunda Guerra Mundial
nasceram no modelo de franquias e se
tornaram referencia no mercado de hoje, como Burger King, KFC e Mc
Donalds.
O Franchising no Brasil
Embora tenha começado ainda no século XIX nas terras ianques
o sistema de franquias só iria desembarcar no Brasil durante o período de
ditadura. Na época os amigos Fernando Silva e César Yázigi viriam a fundar a
escola de idiomas Yázigi, iniciando durante a década de 50 a primeira escola em
São Paulo seria aberta, e, devido ao tamanho sucesso e empenho dos fundadores,
antes do início da década de 60 já contaria com 30 unidades em operação em todo
território nacional, a maioria nas capitais, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto
Alegre, esse foi o processo embrionário de o que é o franchising no Brasil
atualmente, que seria adotado pela marca em 1966 e inédito. Não muito depois
outra escola de idiomas seguiria a receita do sucesso vindo a se tornar outra
gigante no ramo de franquias, a CCAA.
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Fernando Silva e César Yázigi, fundadores da escola de idiomas Yázigi |
Visto a crescente demanda por unir adeptos deste modelo de
negócios foi que em 1987 houve a fundação da Associação Brasileira de
Franchising, mas mesmo com toda esta repercussão somente em 1994, com a Lei nº
8955 que haveria regulamentação legal em todo território nacional para o
sistema de franquias.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o
segmento de franquia é um dos poucos segmentos que mesmo em tempo de
desaceleração econômica apresenta aumento expressivo, para se ter uma idéia, no
estado de São Paulo, que detém 56,9% de todas as franquias do país o setor
desenvolveu-se 20,4% em 2010. A nível nacional no ano de 2012 observou-se um aumento
no número de franquias de 16,2% com relação ao ano anterior, movimentando um
faturamento bruto de mais de 103 bilhões de reais.
Hoje o setor de franquias sozinho é responsável por mais de 700 mil empregos diretos, que são gerados pelas mais de 1.800 marcas de franquias distribuídas por todo o país.
Hoje o setor de franquias sozinho é responsável por mais de 700 mil empregos diretos, que são gerados pelas mais de 1.800 marcas de franquias distribuídas por todo o país.
Mas afinal de contas o que é franchising?
No mundo dos negócios atual a estratégia, ou modelo de
negócio, do franchising consiste em uma estratégia utilizada na administração
de empresas que tem por finalidade, um sistema de vendas sob licença, na qual o
detentor da marca (franqueador) concede a um indivíduo a autorização para
exploração da mesma (franqueado) sendo esta exploração composta por alguns
itens que valem a pena ser destacados:
- Marca
- Patente
- Infra estrutura
- Know How
- Direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva.
O modelo de negócios de franchising hoje é categorizado em três
tipos de modalidades distintas, que vão definir qual será a relação vigente
entre franqueado e franqueador, sendo eles:
Franchising de distribuição:
Nesta modalidade o franqueado é autorizado a comercializar,
através de meios específicos ou não (internet, lojas físicas, vendas por
telefone), um produto fabricado pelo franqueador, o qual detém o registro da
marca, beneficiando-se de uma assistência técnica e comercial.
Franchising de serviços:
Neste modelo , assim como o de produtos, o franqueador detém os direitos, agora não sobre um produto, mas sim sobre um serviço, seguindo as diretrizes estipuladas pela franquia para execução de tal.Franchising de indústria:
Com o franchising de indústria é autorizado pelo franqueador ao franqueado que produza, por si mesmo, o produto a ser comercializado, tendo assim o direito de utilizar o nome ou marca com direitos comerciais, seguindo as indicação do franqueador.Vantagens no modelo de Franchising:
Para os franqueados as vantagens em optar por modelo de
negócios como o que é o franchising são principalmente:
Benefícios para o franqueado:
- · Possibilidade de iniciar um negócio próprio sem haver necessidade de experiência prévia no ramo empresarial ou setor de atuação.
- · Diminuição significativa do risco envolvido através da utilização de conceito de administração e experiência de sucesso provida pelo franqueador.
- · Plano de desenvolvimento inicial e contínuo para seu modelo de negócio.
- · Disponibilização de ferramentas para o gerenciamento da franquia, informações como volume de vendas, porcentagem dos lucros, disposição da preferência dos consumidores quanto a produtos, gestão do ciclo de mercadorias e necessidade de reposição dentre outros são fatores preponderantes para o sucesso do negócio que passam a ser vistos com base na experiência do franqueador.
- · Utilização dos canais de distribuição e logísticas disponíveis pelo franqueador, permitindo preços competitivos na região e no mercado de atuação.
- · Estudo de caso e mercados disponibilizados pelo franqueador, permitindo traçar estratégias de marketing e publicidade financeiramente sustentáveis para a região em que se encontra o franqueado.
- · Suporte técnico, de gestão e administrativo, inclusive como sugestões para a seleção do local e espaço para atuação da marca, localização, acessibilidade, etc.
- · Recrutamento dos funcionários e instrução ao recursos humanos, tornando mais rápido, fácil e eficaz obter uma equipe bem treinada.
Benefícios para o franqueador:
- · Expansão da sua marca sem o aporte de capital, o franqueado fica responsável pelo financiamento da abertura de novos pontos comerciais.
- · Foco no desenvolvimento da marca, sem a necessidade de gerenciar inúmeros pontos comerciais o franqueador pode concentrar-se na produção de novos produtos ou serviços que agreguem valor a sua marca.
- · Criação de um canal de distribuição eficiente e diferenciado.
- · Imagem da marca consolidada tendo em vista o alcance maior de público consumidor
- · Expansão de mercado de forma mais rápida com a abertura de novos pontos comerciais.
- · Descentralização da estrutura de negócios, reduzindo custos em relação a abertura de unidades próprias
- · Rateio de custos na execução de ações de marketing coordenadas.
- · Possibilidade de ganhos acrescidos em economias de escala.
Direitos e obrigações
Independente de qual seja o tipo de relação que seja optado
na busca pela sua franquia ideal há algumas obrigação que são inerentes a todos os modelos.
Por parte do franqueado as obrigações ficam pela parte
financeira do negócio, ele fica responsável pelo investimento, assim como
trabalhar na franquia e recolher parte do faturamento ao franqueador na modalidade
de royalties. Em alguns casos
específicos pode haver ao franqueado o direito de uso de tecnologia para a
implementação e administração da nova empresa, ou sistemas gerenciais ou de
automação que tenha sido desenvolvidos ou a que o franqueador possua direito de
uso, mediante a uma remuneração direta ou indireta, vale lembra que na
modalidade de administração de franchising esta relação não caracteriza um
vínculo empregatício, ou seja, o franqueado não é funcionário do franqueador, e
por tanto, não tem goza dos direitos trabalhistas nesta relação.
No modelo de franquias é obrigatório ao franqueador a
apresentação de um circular que indique as condições gerais no âmbito jurídico
do negócio. Se por um lado a compra de
uma franquia é conhecida por gerar um retorno do investimento em um tempo
relativamente curto, por outro lado ela também demanda na maioria dos casos um
alto investimento inicial devido aos custos em caracterização do local,
equipamento, estoque, contratação de funcionários, capital de giro obrigatório
indicado pelo franqueador, etc.
Conclusão
O sistema de franquias se torna a melhor opção para quem
quer realizar investimentos sem possuir o conhecimento necessário para o ramo
de negócios desejados, e até mesmo, na administração de empresas. Além disso, ferramentas
e instrumentos que são utilizados nas melhores redes de franquias do país tem o
propósito de aperfeiçoar o desempenho de outros tipos de canais de venda, como
redes de revendas, representantes comerciais, assistências técnicas,
distribuidores entre outros. Contudo vale lembrar que por se tratar de um
sistema compartilhado de uso da marca, poderão haver exigências que restrinjam
a liberdade em se administrar o próprio negócio, ficando a critério do
franqueador itens como personalização da loja, políticas de promoções, práticas
de preço dentre outros.
Mesmo levando em consideração os aspectos negativos do franchising,
devido a sua ampla expansão na economia, mesmo em tempos de crise, bem como a
inúmera quantidade de opções disponíveis no mercado, que tornam possível
encontrar a franquia que se enquadre no seu perfil empresarial, o franchising
com certeza é uma das melhores opções para quem quer iniciar o próprio negócio
e ainda não possui a experiência ou conhecimento necessários para empreender.
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