O que é Franchising


Com um crescimento anual expressivo no mercado nacional, este modelo de negócio vem se tornando ano após ano uma das opções preferidas do brasileiro na hora de empreender, mas surge uma dúvida comum a muitos novos empresários, o que é franchising?  Este artigo tem como finalidade explicar um pouquinho mais sobre este mercado de negócio tão difundido no mundo.


A história por traz da palavra.



Franchising é uma palavra americana que em português significa franquia, a palavra, que na verdade teve sua origem na frança (franchise) era utilizada no sentido de conceder a um individuo um privilégio ou autorização para o que quer que fosse.
O primeiro esboço deste modelo de negócios nos remete à época do feudalismo europeu da Idade Média, onde as terras eram divididas entre Igreja e nobreza.
Com essas divisões alguns dos nobres recebiam a permissão para que fosse cobrados impostos dos camponeses que em suas terras viviam, sendo necessário repassar a arrecadação ao clero e ficando com uma parte percentual desta arrecadação.
A partir daí o modelo evolui para o desenvolvimento além nobreza com o surgimento das cidades, neste contexto histórico, as cidades consideradas “francas” possuíam a autorização em usar em seu proveito um privilégio que de costume seria concedido apenas ao Soberano local ou dono das terras.
Na maioria dos casos, as cidades francas eram notórias por se tratarem de cidade onde era oferecido o livre comércio, ou seja, as pessoas não precisam de autorização para transitar por entre elas ou comercializar produtos, assim sendo, o verbo franquear denominou-se como “conceder um privilégio ou autorização mediante a concessão de uma serventia, ou seja, na frança medieval, os Soberanos donos das terras concediam a algumas pessoas de seu povoado “Lettres de franchise” (cartas de franquia), em troca de uma quantia específica em dinheiro, e assim, concediam os direitos a ter a liberdade para transitar e comercializar seus produtos e serviços. Este vínculo comercial entre soberano e comerciante deu origem a outra palavra francesa conhecida no mundo das franquias, os “royalties” (de real, relativos a reis e soberanos).

Onde Surgiu


Os primeiros modelos de franquias, da maneira como conhecemos hoje, de que temos registro surgiram nos Estados Unidos, por volta de 1860 a fabricante de máquinas de costurar, Singer Sewing Company, fundada por Isaac Singer e Edward C. Clark, começou a conceder aos comerciantes locais independentes os direitos de uso de sua marca na comercialização da sua linha de equipamentos.
Dado ao enorme sucesso para a época na disseminação das máquinas Singer pelo país, algumas outras empresas começaram a seguir a idéia da Singer Sewing Company a fim de expandir seus territórios ocupando maiores mercados e aumentando negócios, dentre elas destacam-se a General Motors, fabricante de automóveis e a Coca-Cola, de refrigerantes.


fundador maquina de costura singer
Isaac Singer

A estratégia da General Motors em aderir ao plano de franquias consistia em expandir a sua rede e automóveis e distribuir as revendas. Já a Coca-Cola visou aumentar a produção nos mais variados locais, facilitando assim o engarrafamento e diminuindo custos com distribuição adotando o serviço a ser realizado por terceiros.
Muitas outras empresas na época pós segunda Guerra Mundial nasceram no modelo de franquias e se  tornaram referencia no mercado de hoje, como Burger King, KFC e Mc Donalds.


O Franchising no Brasil


Embora tenha começado ainda no século XIX nas terras ianques o sistema de franquias só iria desembarcar no Brasil durante o período de ditadura. Na época os amigos Fernando Silva e César Yázigi viriam a fundar a escola de idiomas Yázigi, iniciando durante a década de 50 a primeira escola em São Paulo seria aberta, e, devido ao tamanho sucesso e empenho dos fundadores, antes do início da década de 60 já contaria com 30 unidades em operação em todo território nacional, a maioria nas capitais, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, esse foi o processo embrionário de o que é o franchising no Brasil atualmente, que seria adotado pela marca em 1966 e inédito. Não muito depois outra escola de idiomas seguiria a receita do sucesso vindo a se tornar outra gigante no ramo de franquias, a CCAA.


fundadores franquia yazigi
Fernando Silva e César Yázigi, fundadores da escola de
idiomas Yázigi

Visto a crescente demanda por unir adeptos deste modelo de negócios foi que em 1987 houve a fundação da Associação Brasileira de Franchising, mas mesmo com toda esta repercussão somente em 1994, com a Lei nº 8955 que haveria regulamentação legal em todo território nacional para o sistema de franquias.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquia é um dos poucos segmentos que mesmo em tempo de desaceleração econômica apresenta aumento expressivo, para se ter uma idéia, no estado de São Paulo, que detém 56,9% de todas as franquias do país o setor desenvolveu-se 20,4% em 2010. A nível nacional no ano de 2012 observou-se um aumento no número de franquias de 16,2% com relação ao ano anterior, movimentando um faturamento bruto de mais de 103 bilhões de reais.
Hoje o setor de franquias sozinho é responsável por mais de 700 mil empregos diretos, que são gerados pelas mais de 1.800 marcas de franquias distribuídas por todo o país.

Mas afinal de contas o que é franchising?


No mundo dos negócios atual a estratégia, ou modelo de negócio, do franchising consiste em uma estratégia utilizada na administração de empresas que tem por finalidade, um sistema de vendas sob licença, na qual o detentor da marca (franqueador) concede a um indivíduo a autorização para exploração da mesma (franqueado) sendo esta exploração composta por alguns itens que valem a pena ser destacados:

  •       Marca
  •       Patente
  •       Infra estrutura
  •       Know How
  •    Direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva.
Tudo isso pode ser traduzido em uma imagem:


o que e franquia



Tipos de franquias:


O modelo de negócios de franchising hoje é categorizado em três tipos de modalidades distintas, que vão definir qual será a relação vigente entre franqueado e franqueador, sendo eles:

Franchising de distribuição: 

Nesta modalidade o franqueado é autorizado a comercializar, através de meios específicos ou não (internet, lojas físicas, vendas por telefone), um produto fabricado pelo franqueador, o qual detém o registro da marca, beneficiando-se de uma assistência técnica e comercial.

Franchising de serviços:

Neste modelo , assim como o de produtos, o franqueador detém os direitos, agora não sobre um produto, mas sim sobre um serviço, seguindo as diretrizes estipuladas pela franquia para execução de tal.

Franchising de indústria:

Com o franchising de indústria é autorizado pelo franqueador ao franqueado que produza, por si mesmo, o produto a ser comercializado, tendo assim o direito de utilizar o nome ou marca com direitos comerciais, seguindo as indicação do franqueador. 



Vantagens no modelo de Franchising:



Para os franqueados as vantagens em optar por modelo de negócios como o que é o franchising são principalmente:


Benefícios para o franqueado:


  • ·         Possibilidade de iniciar um negócio próprio sem haver necessidade de experiência prévia no ramo empresarial ou setor de atuação.
  • ·         Diminuição significativa do risco envolvido através da utilização de conceito de administração e experiência de sucesso provida pelo franqueador.
  • ·         Plano de desenvolvimento inicial e contínuo para seu modelo de negócio.
  • ·         Disponibilização de ferramentas para o gerenciamento da franquia, informações como volume de vendas, porcentagem dos lucros, disposição da preferência dos consumidores quanto a produtos, gestão do ciclo de mercadorias e necessidade de reposição dentre outros são fatores preponderantes para o sucesso do negócio que passam a ser vistos com base na experiência do franqueador.
  • ·         Utilização dos canais de distribuição e logísticas disponíveis pelo franqueador, permitindo preços competitivos na região e no mercado de atuação.
  • ·         Estudo de caso e mercados disponibilizados pelo franqueador, permitindo traçar estratégias de marketing e publicidade financeiramente sustentáveis para a região em que se encontra o franqueado.
  • ·         Suporte técnico,  de gestão e administrativo, inclusive como sugestões para a seleção do local e espaço para atuação da marca, localização, acessibilidade, etc.
  • ·         Recrutamento dos funcionários e instrução ao recursos humanos, tornando mais rápido, fácil e eficaz obter uma equipe bem treinada.

Benefícios para o franqueador:


  • ·         Expansão da sua marca sem o aporte de capital, o franqueado fica responsável pelo financiamento da abertura de novos pontos comerciais.
  • ·         Foco no desenvolvimento da marca, sem a necessidade de gerenciar inúmeros pontos comerciais o franqueador pode concentrar-se na produção de novos produtos ou serviços que agreguem valor a sua marca.
  • ·         Criação de um canal de distribuição eficiente e diferenciado.
  • ·         Imagem da marca consolidada tendo em vista o alcance maior de público consumidor
  • ·         Expansão de mercado de forma mais rápida com a abertura de novos pontos comerciais.
  • ·         Descentralização da estrutura de negócios, reduzindo custos em relação a abertura de unidades próprias
  • ·         Rateio de custos na execução de ações de marketing coordenadas.
  • ·         Possibilidade de ganhos acrescidos em economias de escala.


 Direitos e obrigações


Independente de qual seja o tipo de relação que seja optado na busca pela sua franquia ideal há algumas obrigação  que são inerentes a todos os modelos.
Por parte do franqueado as obrigações ficam pela parte financeira do negócio, ele fica responsável pelo investimento, assim como trabalhar na franquia e recolher parte do faturamento ao franqueador na modalidade de royalties.  Em alguns casos específicos pode haver ao franqueado o direito de uso de tecnologia para a implementação e administração da nova empresa, ou sistemas gerenciais ou de automação que tenha sido desenvolvidos ou a que o franqueador possua direito de uso, mediante a uma remuneração direta ou indireta, vale lembra que na modalidade de administração de franchising esta relação não caracteriza um vínculo empregatício, ou seja, o franqueado não é funcionário do franqueador, e por tanto, não tem goza dos direitos trabalhistas nesta relação.
No modelo de franquias é obrigatório ao franqueador a apresentação de um circular que indique as condições gerais no âmbito jurídico do negócio.  Se por um lado a compra de uma franquia é conhecida por gerar um retorno do investimento em um tempo relativamente curto, por outro lado ela também demanda na maioria dos casos um alto investimento inicial devido aos custos em caracterização do local, equipamento, estoque, contratação de funcionários, capital de giro obrigatório indicado pelo franqueador, etc.


 Conclusão



O sistema de franquias se torna a melhor opção para quem quer realizar investimentos sem possuir o conhecimento necessário para o ramo de negócios desejados, e até mesmo, na administração de empresas. Além disso, ferramentas e instrumentos que são utilizados nas melhores redes de franquias do país tem o propósito de aperfeiçoar o desempenho de outros tipos de canais de venda, como redes de revendas, representantes comerciais, assistências técnicas, distribuidores entre outros. Contudo vale lembrar que por se tratar de um sistema compartilhado de uso da marca, poderão haver exigências que restrinjam a liberdade em se administrar o próprio negócio, ficando a critério do franqueador itens como personalização da loja, políticas de promoções, práticas de preço dentre outros.
Mesmo levando em consideração os aspectos negativos do franchising, devido a sua ampla expansão na economia, mesmo em tempos de crise, bem como a inúmera quantidade de opções disponíveis no mercado, que tornam possível encontrar a franquia que se enquadre no seu perfil empresarial, o franchising com certeza é uma das melhores opções para quem quer iniciar o próprio negócio e ainda não possui a experiência ou conhecimento necessários para empreender.

Gostou do nosso artigo? clique aqui e veja sobre as opções de franquias para começar a empreender!









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