Como abrir uma franquia o Boticário

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Com o slogan de que “a vida é bonita, mas pode ser linda.” O Boticário é uma das empresas do ramo de cosméticos e perfumaria mais conhecidas do Brasil, com diversos prêmios consecutivos pela Associação Brasileira de Franquias, ABF, sendo o principal deles o “Selo de Excelência em Franchising” o Boticário é uma das excelentes opções de negócio no mercado nacional veja neste artigo como abrir uma franquia o Boticário.

Como abrir uma franquia o Boticário: A história por traz da marca

Fundada em 1977 por Miguel Krigsner, um boliviano filho de judeus que emigrou para o Brasil com apenas 11 anos de díade, a empresa que hoje é uma das 8 maiores varejistas do país, com um faturamento anual de 7,6 bilhões de reais se tornou sinônimo de perfumaria em todo território nacional teve seu início a partir de uma pequena farmácia de manipulação no Paraná.

Com quase 4 mil lojas em todo o país a trajetória para o sucesso começa com a primeira franquia aberta em 1980, de lá pra cá a expansão da marca incluí a abertura de fábricas próprias, lojas em outros países e o lançamento de novas marcas, como Eudora, Make B, Nativa Spa, Skingen e a lojas The Beauty Box e Quem Disse Berenice?.

Atualmente a marca vem se destacando por suas propagandas irreverentes e ousadas abordando temas polêmicos e saindo do marketing tradicional, em maio de 2015, para o dia dos namorados, foi lançada a campanha “Toda Forma de Amor” que causou grande repercussão nas mídias sociais ao apresentar, no dia dos namorados, casais heterossexuais e homossexuais se abraçando e trocando presentes em embalagens do Boticário.

Vídeo da campanha publicitária “Toda Forma de Amor”

O retorno positivo foi tão grande que a marca recentemente inova mais uma vez com a campanha "Chuva de Rosas" onde um ator aparece como protagonista no início do comercial durante seu trajeto desde a colheita até a sobrevoar a cobertura da amada com um helicóptero despejando pétalas de rosas, porém para surpresa do rapaz, a amada já tinha outra escolha.

Video da campanha publicitária: "Chuva de Rosas"



Como abrir uma franquia o Boticário: Por que investir?

Como já vimos no post sobre Como montar uma franquia da Mac Cosmetics, os produtos de maquiagem e cosméticos em geral podem ser tratados praticamente como itens de necessidade básica para todas as mulheres.

Além disto nos últimos 15 anos o setor de higiene pessoal no Brasil cresceu 6 vezes, atingindo um faturamento de 34 bilhões de reais, segundo dados do Sebrac, o consumo de produtos do setor de cosméticos deve crescer 5% a.a atingindo 50 bilhões de reais.
Para se ter uma noção, apenas no período de 2006 a 2011 a venda de produtos para depilação aumento 299%, cosméticos 281%, e protetores solares em 230, e, ainda que o Brasil represente apenas 3% do mercado mundial, somos o primeiro na liderança do mercado de desodorantes, com 12% das vendas no segmento.

A previsão é de que em até 2 anos o Brasil ultrapasse o Japão como segundo maior mercado do mundo, Dentre as principais causas, os principais fatores que favorecem este ramo se devem  as melhorias na sociedade como o aumento da expectativa de vida e uma maior participação da mulher no mercado de trabalho impulsionam o setor de cosméticos a vender mais para estes nichos.

Como abrir uma franquia o Boticário: Por que escolher o Boticário?

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Segundo a revista Exame, hoje, no contexto nacional, poucas empresas possuem a capacidade que o Boticário tem para aproveitar esse fenômeno da ascensão social que vem se desenvolvendo no Brasil, alguns pontos que valem a pena destacar em favor da marca é a ampla estrutura e rede de lojas que a estratégia empresarial permitiu desenvolver. Hoje as lojas do grupo Boticário são encontradas em mais de 1.700 cidades, às vezes com pouco mais de 20 mil habitantes, o Boticário se tornou a primeira opção de compra para milhares de consumidores que não tinham acesso a outras redes de perfumaria, tornando-o um modelo de negócio único.

Além de todo esse cenário econômico favorável vale ressaltar que o Boticário apresenta um diferencial aos seus concorrentes, além de vender os cosméticos, artigos de higiene pessoal e perfumaria a loja se tornou referência em vender mais do que produto para o dia a dia, e sim vender presentes. Quem nunca precisou daquela lembrancinha de ultima hora e recorreu a uma loja da marca para não chegar a uma festa de mãos abanando?

Como abrir uma franquia o Boticário: Montar uma Franquia ou Venda direta?

abrir uma franquia ou venda direta


Desde maio deste ano o grupo Boticário permite, além do modelo de franquias, a venda direta através do antedimento de porta em porta, este é um modelo muito difundindo por grandes empresas do ramo de cosméticos, como Avon, Natura, Mary Kay e Eudora, esta última pertencente a própria Boticário.
A novidade é uma resposta as concorrentes, principalmente Natural, que começa a entrar no ramo de venda em lojas físicas inaugurando suas primeiras lojas no Brasil.

É fato que o investimento para se montar uma loja com ponto comercial, estoque inicial, contratação de funcionários se torna muito maior do que o necessário para se iniciar neste outro modelo de negócio, onde os pedidos são feitos ao fornecedor após a venda as clientes.

Porém para quem tem a disponibilidade, se tornar um franqueado se torna um melhor negócio pelos seguintes pontos:

  •          Formalização do negócio:


Como franqueado você pode ter faturamentos elevados todos regularizados com a receita federal, uma vez que possuindo empresa você emitirá nota fiscal e todos seus ganhos terão procedência.
  •        Referência para os clientes:


Com um ponto comercial você se torna mais acessível aos clientes e com funcionários a sua capacidade de atendimento aumenta substancialmente, podendo assim vender mais.

  •      Margem de lucro melhorada:

                                                                   
Enquanto a margem de lucro na venda de porta em porta para os produtos do boticário fica entorno de 20%, em alguns casos chegando a 25%, as lojas apresentam um ganho de 38% encima dos produtos, melhorando assim suas margens e seus rendimentos.

Como abrir uma franquia o boticário: Política da empresa com relação a Franquias.


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Para ser um franqueado do grupo o Boticário o primeiro passo a se fazer é preencher um formulário no site da empresa declarando o interesse em ser parceiro no modelo de negócio. Vale ressaltar que embora o grupo não exija experiência no ramo, o formulário não garante que você consiga imediatamente abrir uma franquia. É feita uma análise da região e um dos pontos mais importantes a serem validados é se  há franqueados na região a qual você pretende montar seu negócio. Caso haja, a marca protege os atuais parceiros, bem como dá preferência na abertura de novos locais para os mesmo.

Uma vez preenchidos os pré requisitos, é necessário ter uma empresa aberta com CNPJ ativo e toda a parte fiscal em dia para a emissão de notas fiscais, não é possível se tornar um franqueado do Boticário sendo Micro Empreendedor Individual (MEI). Isso tudo pode ser providenciado após ser selecionado pela empresa para se tornar um franqueado, não há necessidade de se ter uma firma aberta em cartório para preencher o formulário de interesse do franqueado.

O plano de negócios da marca indica que para iniciar uma loja serão necessários no mínimo 250 mil reais, dentre reforma do ponto comercial, móveis e primeiro estoque e de um imóvel comercial com uma  área útil de pelo menos 40 m².

Para a manutenção do estoque e as despesas dos  6 primeiros meses a marca costuma recomendar aos empresários um capital de giro entorno de 50 mil reais.

A sugestão para o funcionamento da unidade é de que são necessários em média quatro funcionários por loja

Um ponto importante que temos que ressaltar é que o grupo Boticário não cobra taxa de franquia, sendo assim não há custos adicionais à compra de produtos para o uso da marca. Além disso, o Boticário também não repassa a seus franqueados custos com divulgação e propaganda, ou seja, não há fundo de propaganda.

Dentre as expectativas a serem cumpridas pelo grupo espera-se que o franqueado consiga passar os valores da marca, assegurar a padronização no atendimento conforme o modelo de gestão, dentre outras expectativas de interesse do próprio investidor, como gerar resultados e gerenciar seu próprio negócio.

Vale ressaltar que o grupo não exige experiência prévia no ramo de negócios para escolher seus parceiros. Sendo assim, mesmo que você nunca tenha tido experiência como empresário, pode se candidatar a ser um franqueado do Boticário.

Como abrir uma franquia o Boticário: Meios de comunicação para interesse do franqueado


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Há vários meios para demonstrar seu interesse em se tornar uma franqueado, o principal deles é através do site  https://www.boticario.com.br/franquias/sejafranqueado
O cadastro consiste em 2 passos, o primeiro é o preenchimento das informações básicas para contato, nele você precisará declarar seu endereço, telefones para contato assim como documentos pessoais, CPF e RG.

Feito isto, a próxima etapa do cadastro funciona como uma entrevista, nela será necessário informar o local de sua residência, o faturamento médio mensal que espera obter com a franquia e se o investidor tem a intenção de manter um outro negócio ou se dedicar exclusivamente a loja do Boticário.
Importante ressaltar que devido a alta concorrência e procura por franquias do Grupo, na ficha de cadastro é possível declarar a possibilidade de mudar de residência para tocar seu novo negócio. No caso de haver disponibilidade de mudança de domicílio, há um campo para preencher até 4 municípios de sua preferência.
Lembrando que a marca mantém em seu plano de negócios a expansão internacional, então se você não é residente no Brasil, pode encaminhar a sua declaração de interesse em se tornar um franqueado para o e-mail g_internacional@grupoboticario.com.br

Como abrir uma franquia o Boticário: Rentabilidade e retorno do investimento

rentabilidade de uma franquia o boticario imagem artistica


A marca divulga dados animadores para os investidores, segundo eles, o retorno médio de investimento fica entre 18 e 36 meses, o faturamento médio mensal previsto é entorno de 70 mil reais dependendo do seu ponto comercial e a lucratividade do negócio entre 8 a 10% do faturamento bruto da empresa, algo impressionante para o ramo de franquias. O prazo de contrato da franquia possui tempo indeterminado, sendo renovado automaticamente enquanto o franqueado satisfazer os objetivos da marca.

Como abrir uma franquia o Boticário: Conclusão

O Grupo boticário é uma referencia no setor de cosméticos, tanto para uso pessoal quanto para presente, com campanhas publicitárias arrojadas a linha vem cada vez mais fixando seu espaço na cabeça do consumidor que passa por um cenário econômico extremamente favorável ao ramo de atividade.
Visto isso e toda a bagagem de experiência e suporte, reconhecidos constantemente com o Selo de Excelência em Franchising da ABF a franquia do Boticário se torna uma das melhores opções para quem deseja iniciar no ramo de franquias.

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