Com o slogan de que “a vida é bonita, mas pode ser linda.” O
Boticário é uma das empresas do ramo de cosméticos e perfumaria mais
conhecidas do Brasil, com diversos prêmios consecutivos pela Associação
Brasileira de Franquias, ABF, sendo o principal deles o “Selo de Excelência em
Franchising” o Boticário é uma das excelentes opções de negócio no mercado nacional veja neste artigo como abrir uma franquia o Boticário.
Como abrir uma franquia o Boticário: A história por traz da marca
Fundada em 1977 por Miguel Krigsner, um
boliviano filho de judeus que emigrou para o Brasil com apenas 11 anos de
díade, a empresa que hoje é uma das 8 maiores varejistas do país, com um
faturamento anual de 7,6 bilhões de reais se tornou sinônimo de perfumaria em
todo território nacional teve seu início a partir de uma pequena farmácia de
manipulação no Paraná.
Com quase 4 mil lojas em todo o país a trajetória para o
sucesso começa com a primeira franquia aberta em 1980, de lá pra cá a expansão
da marca incluí a abertura de fábricas próprias, lojas em outros países e o
lançamento de novas marcas, como Eudora, Make B, Nativa Spa, Skingen e a lojas
The Beauty Box e Quem Disse Berenice?.
Atualmente a marca vem se destacando por suas propagandas
irreverentes e ousadas abordando temas polêmicos e saindo do marketing
tradicional, em maio de 2015, para o dia dos namorados, foi lançada a campanha “Toda Forma de Amor” que
causou grande repercussão nas mídias sociais ao apresentar, no dia dos
namorados, casais heterossexuais e homossexuais se abraçando e trocando
presentes em embalagens do Boticário.
Vídeo da campanha publicitária “Toda Forma de Amor”
O retorno positivo foi tão grande que a marca recentemente inova mais uma vez com a campanha "Chuva de Rosas" onde um ator aparece como protagonista no início do comercial durante seu trajeto desde a colheita até a sobrevoar a cobertura da amada com um helicóptero despejando pétalas de rosas, porém para surpresa do rapaz, a amada já tinha outra escolha.
Video da campanha publicitária: "Chuva de Rosas"
Como abrir uma franquia o Boticário: Por que
investir?
Como já vimos no post sobre Como montar uma franquia da Mac Cosmetics, os produtos de maquiagem e cosméticos em geral podem ser tratados
praticamente como itens de necessidade básica para todas as mulheres.
Além disto nos últimos 15 anos o
setor de higiene pessoal no Brasil cresceu 6 vezes, atingindo um faturamento de
34 bilhões de reais, segundo dados do Sebrac, o consumo de produtos do setor de
cosméticos deve crescer 5% a.a atingindo 50 bilhões de reais.
Para se ter uma noção, apenas no período de 2006 a 2011 a
venda de produtos para depilação aumento 299%, cosméticos 281%, e protetores
solares em 230, e, ainda que o Brasil represente apenas 3% do mercado mundial,
somos o primeiro na liderança do mercado de desodorantes, com 12% das vendas no
segmento.
A previsão é de que em até 2 anos o Brasil ultrapasse o
Japão como segundo maior mercado do mundo, Dentre as principais causas, os
principais fatores que favorecem este ramo se devem as melhorias na sociedade como o aumento da
expectativa de vida e uma maior participação da mulher no mercado de trabalho
impulsionam o setor de cosméticos a vender mais para estes nichos.
Como abrir uma franquia o Boticário: Por que escolher o Boticário?
Segundo
a revista Exame, hoje, no contexto nacional, poucas empresas possuem a
capacidade que o Boticário tem para aproveitar esse fenômeno da ascensão social
que vem se desenvolvendo no Brasil, alguns pontos que valem a pena destacar em
favor da marca é a ampla estrutura e rede de lojas que a estratégia empresarial
permitiu desenvolver. Hoje as lojas do grupo Boticário são encontradas em mais
de 1.700 cidades, às vezes com pouco mais de 20 mil habitantes, o Boticário se
tornou a primeira opção de compra para milhares de consumidores que não tinham
acesso a outras redes de perfumaria, tornando-o um modelo de negócio único.
Além de todo esse cenário econômico favorável vale ressaltar
que o Boticário apresenta um diferencial aos seus concorrentes, além de vender
os cosméticos, artigos de higiene pessoal e perfumaria a loja se tornou
referência em vender mais do que produto para o dia a dia, e sim vender
presentes. Quem nunca precisou daquela lembrancinha de ultima hora e recorreu a
uma loja da marca para não chegar a uma festa de mãos abanando?
Como abrir uma franquia o Boticário: Montar uma Franquia ou Venda direta?
Desde maio deste ano o grupo Boticário permite, além do
modelo de franquias, a venda direta através do antedimento de porta em porta,
este é um modelo muito difundindo por grandes empresas do ramo de cosméticos,
como Avon, Natura, Mary Kay e Eudora, esta última pertencente a própria Boticário.
A novidade é uma resposta as concorrentes, principalmente
Natural, que começa a entrar no ramo de venda em lojas físicas inaugurando suas
primeiras lojas no Brasil.
É fato que o investimento para se montar uma loja com ponto
comercial, estoque inicial, contratação de funcionários se torna muito maior do
que o necessário para se iniciar neste outro modelo de negócio, onde os pedidos
são feitos ao fornecedor após a venda as clientes.
Porém para quem tem a disponibilidade, se tornar um
franqueado se torna um melhor negócio pelos seguintes pontos:
- Formalização do negócio:
Como franqueado você pode ter faturamentos elevados todos
regularizados com a receita federal, uma vez que possuindo empresa você emitirá
nota fiscal e todos seus ganhos terão procedência.
- Referência para os clientes:
Com um ponto comercial você se torna mais acessível aos
clientes e com funcionários a sua capacidade de atendimento aumenta substancialmente,
podendo assim vender mais.
- Margem de lucro melhorada:
Enquanto a margem de lucro na venda de porta em porta para os produtos do boticário fica entorno de 20%, em alguns casos chegando a 25%, as lojas apresentam um ganho de 38% encima dos produtos, melhorando assim suas margens e seus rendimentos.
Como abrir uma franquia o boticário: Política da empresa com relação a Franquias.
Uma vez preenchidos os pré requisitos, é necessário ter uma empresa aberta com CNPJ ativo e toda a parte fiscal em dia para a emissão de notas fiscais, não é possível se tornar um franqueado do Boticário sendo Micro Empreendedor Individual (MEI). Isso tudo pode ser providenciado após ser selecionado pela empresa para se tornar um franqueado, não há necessidade de se ter uma firma aberta em cartório para preencher o formulário de interesse do franqueado.
O plano de negócios da marca indica que para iniciar uma
loja serão necessários no mínimo 250 mil reais, dentre reforma do ponto
comercial, móveis e primeiro estoque e de um imóvel comercial com uma área útil de pelo menos 40 m².
Para a manutenção do estoque e as despesas dos 6 primeiros meses a marca costuma recomendar aos empresários um capital de giro entorno de 50 mil reais.
A sugestão para o funcionamento da unidade é de que são
necessários em média quatro funcionários por loja
Um ponto importante que temos que ressaltar é que o grupo
Boticário não cobra taxa de franquia, sendo assim não há custos adicionais à
compra de produtos para o uso da marca. Além disso, o Boticário também não
repassa a seus franqueados custos com divulgação e propaganda, ou seja, não há
fundo de propaganda.
Dentre as expectativas a serem cumpridas pelo grupo espera-se
que o franqueado consiga passar os valores da marca, assegurar a padronização
no atendimento conforme o modelo de gestão, dentre outras expectativas de
interesse do próprio investidor, como gerar resultados e gerenciar seu próprio
negócio.
Vale ressaltar que o grupo não exige experiência prévia no
ramo de negócios para escolher seus parceiros. Sendo assim, mesmo que você
nunca tenha tido experiência como empresário, pode se candidatar a ser um
franqueado do Boticário.
Como abrir uma franquia o Boticário: Meios de comunicação para interesse do franqueado
Há vários meios para demonstrar seu interesse em se tornar
uma franqueado, o principal deles é através do site https://www.boticario.com.br/franquias/sejafranqueado
O cadastro consiste em 2 passos, o primeiro é o
preenchimento das informações básicas para contato, nele você precisará
declarar seu endereço, telefones para contato assim como documentos pessoais, CPF
e RG.
Feito isto, a próxima etapa do cadastro funciona como uma entrevista, nela será necessário informar o local de sua residência, o faturamento médio mensal que espera obter com a franquia e se o investidor tem a intenção de manter um outro negócio ou se dedicar exclusivamente a loja do Boticário.
Importante ressaltar que devido a alta concorrência e
procura por franquias do Grupo, na ficha de cadastro é possível declarar a
possibilidade de mudar de residência para tocar seu novo negócio. No caso de
haver disponibilidade de mudança de domicílio, há um campo para preencher até 4
municípios de sua preferência.
Lembrando que a marca mantém em seu plano de negócios a
expansão internacional, então se você não é residente no Brasil, pode encaminhar
a sua declaração de interesse em se tornar um franqueado para o e-mail g_internacional@grupoboticario.com.br
Como abrir uma franquia o Boticário: Rentabilidade
e retorno do investimento
A marca divulga dados animadores para os investidores,
segundo eles, o retorno médio de investimento fica entre 18 e 36 meses, o
faturamento médio mensal previsto é entorno de 70 mil reais dependendo do seu
ponto comercial e a lucratividade do negócio entre 8 a 10% do faturamento bruto
da empresa, algo impressionante para o ramo de franquias. O prazo de contrato
da franquia possui tempo indeterminado, sendo renovado automaticamente enquanto
o franqueado satisfazer os objetivos da marca.
Como abrir uma franquia o Boticário: Conclusão
O Grupo boticário é uma referencia no setor de cosméticos,
tanto para uso pessoal quanto para presente, com campanhas publicitárias
arrojadas a linha vem cada vez mais fixando seu espaço na cabeça do consumidor
que passa por um cenário econômico extremamente favorável ao ramo de atividade.
Visto isso e toda a bagagem de experiência e suporte,
reconhecidos constantemente com o Selo de Excelência em Franchising da ABF a
franquia do Boticário se torna uma das melhores opções para quem deseja iniciar
no ramo de franquias.
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